sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Por que não nos calamos? (discurso para aula)

Existem pessoas que simplesmente não conseguem saber a hora de ficar caladas. Julgam-se acima das outras e tem o péssimo hábito de atrapalhar àqueles que de alguma maneira não estão interessados em seus assuntos. O costume de falar alto, em horas inapropriadas e achar que o que se tem a dizer é sempre mais importante, além de um mau-hábito, é também considerado por boa parte das pessoas falta de educação. Pois como já disse Pitágoras: “Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te”.
É demonstração de sabedoria saber ouvir. Calar-se e deixar que os outros também tenham a chance de expor sua opinião sem ter que se preocupar em parar seu discurso, ou levantar um pouco mais a voz para conseguir a atenção necessária.
Um exercício interessante para treinar nossa boa educação, é colocar-se no lugar do outro, pensar que o desrespeito que demonstramos ao falar e não deixar ser ouvido pode voltar-se contra nós quando for nossa vez de dar opinião, e expressar nossos pensamentos.
A falta de educação demonstrada ao não saber calar-se não influencia no conceito que o público terá de seu palestrante, mas no que pensarão sobre o nível cultural de tal platéia.
Observemos na natureza, o exemplo de uma matilha de lobos, onde o tão falado uivo do lobo é um sinal para que a matilha se reúna e quando o bando sai à caça, apenas o líder do grupo irá comandar, cabe ao restante da matilha segui-lo. Já na história, podemos citar o tão comentado “Por que não te calas?” Que o muito incomodado rei da Espanha acabou soltando em direção ao presidente da Venezuela, traduzindo nestas palavras o desejo de muitas pessoas. Quem sabe se Chaves conhecesse a citação de Pitágoras, poderia ter se livrado do vexame em rede mundial.
Para unir-se à Pitágoras ainda podemos citar Confúcio com “O silêncio é um amigo que jamais atraiçoa”, Frederico Fellini que dizia “Se quisermos compreender alguma coisa, precisamos dedicar-nos ao silêncio.” Ou Quintiliano com “Se o falador chegasse a compreender o quanto é insuportável, passaria a viver calado.”
A prova de que o que digo é verdade encontra-se aqui, nesta sala com o silêncio que vocês dedicaram ao ouvir sobre o assunto, ou o fato de não terem se calado para saber do que se trata.

hehehe, apresentei este na última terça...

3 comentários:

josi stanger disse...

Hehehe, será na sua sala tem algum tagarela? ou tinha, depois dessa...

Muito legal... lembro de um dia na faculdade eu estava no pátio, sentadinha lá quietinha esperando a hora de uma aula, bem sozinha, pensando no assunto e cheguei a conclusão de que quem fala alto e demais, fala o que não devia, não queria e não precisava, e que com certeza iria ouvir o que não gostaria de ouvir. Tudo é simples, basta complicar pra entender, hehehe... se coloque no lugar do outro.
beijinho
Tia Jo

josi stanger disse...

gisa te amo de sua priminha beatriz

Marília disse...

Muito bom!!!
Gisa, não esqueça que eu terei uma entrevista exclusiva com a nova escritora brasileira né :)