segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os olhos de meu avô

Minha mãe liga no meio da tarde e diz que tenho os olhos do meu avô. Como acontece todas as vezes me sinto bem com isso. É dia dos pais e sei que minha mãe tem saudade, que mais do que em qualquer outro dia, sente-se sozinha. Então sorrio meu sorriso triste com os lábios que sei, são tão tortos quanto os dele foram um dia. Eu sou, com meus olhos baixos, minha boca torta e o nariz que um dia foi quebrado, o elo, a recordação.
Quando olho minha imagem no espelho, meus olhos um tanto cansados de aparência um pouco triste tento ver neles o que ela vê.
Meu avô foi um homem sério que sofreu mais do que deveria ser permitido a um pai e que deu mais alegrias do que pode me contar sua filha. Ele acalentou seus filhos antes de dormir sem saber que eles jamais acordariam e quando os perdeu, perdeu muitas vezes a cabeça, perdeu por vezes a vontade, só não perdeu o amor.
Meu avô foi espelho para uma mãe correta e amorosa, motivo de orgulho para suas netas que não tiveram chance de com ele brincar.
Quando eu era pequena, escutava as histórias que minha mãe contava e dormia com a certeza de que ele estava ao meu lado, que ele olhava por mim.
Meu avô sempre foi esta imagem um pouco fora de foco de um super herói franzino de bigodes que cometeu seus erros, assim como todos nós, mas teve força para seguir em frente. E realmente não me interessa agora o que outros contam, não desejo que lhe rabisquem a face, nem acho justo julgar quando não está mais aqui.
E se me dizem em tom de deboche que tenho os lábios tortos, respondo com certo orgulho que os lábios, assim como os olhos, vieram no pacote que herdei do meu avô. Porque quando olho meu reflexo no espelho tenho a esperança de um dia ser tão carinhosamente lembrada como ele ainda é.

beijo, beijo, beijo
Gi.

3 comentários:

josi stanger disse...

Você tem os olhos dele sim... do pouco que lembro de seu rosto com vida... mas na foto, me vejo igual a ele, olhos e nariz (quebrado)... os cabelos e a postura... acho que vem daí o olhar terno com que minha irmã me olha... e gosto disso... e gosto disso...
No domingo, tive a felicidade de rezar por doi pais... quantas pessoa no mundo têm essa alegria??
beijinho Gi
tia Jo

Gi_Corrêa disse...

Tia Jô: Dia dos pais foi meio "foda" por aqui. Não tem como não sentir quando sei que meu pai, mega carinhoso está sem nenhuma de suas meninas por perto. Evitei solenemente o assunto até receber a já mencionada ligação. Orgulho destes olhos, orgulho de me parecer um pouco com ele.

beijo, te amo.

Isabele Schlossmacher disse...

Emocionante... Tocante... Aperto na garganta. Parabéns!!! Quanto mais eu leio bons textos, mais eu acredito que escritores nascem com os olhos virados para nossas almas.