quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sobre envelhecer

Perguntaram-me se tenho medo de envelhecer e fiquei muda.
Envelhecemos lentamente a cada segundo. Uma célula morre e a capacidade em repô-la fica comprometida.
Sei que meu relógio do tempo anda meio estragado e me mantém um pouco criança, mas chegará um momento em que cobrará os anos em atraso. É um fato.
Não me amedronta deixar que o tempo leve meus cabelos casanhos e os substitua por fios de prata,
Também não me estremesse saber que aos poucos perderei a vivacidade de meus olhos e a força de minhas passadas.
O que me dá medo são os olhares...
Pena, compaixão, insegurança...
O mesmo tipo de olhar que me pego tendo em alguns momentos.
Se em anos passados os cabelos brancos despertavam em mim o respeito, hoje penso apenas que escondem um passado.
O mesmo tipo de passado que meus olhos esconderão um dia. O tipo de coisa que a juventude sempre pensa que os velhos não seriam capazes de fazer...
Envelhecer não me dá medo...
Me aterroriza!

beijo, beijo, beijo...

2 comentários:

josi stanger disse...

Pois é... tava demorando uma eternidade, mas apareceu meu primeiro fio prateado... bem na testa, as vezes espeta pra cima, numa rebeldia que nada tem haver com meus 40 anos (quase), parece mais coisa de aborrecência... mas veio, e se veio é pra ficar, que doutra cor não ficará mais...
difícil é saber agora com que roupa eu vou...

beijinhos
Tia Jo

É bom estar aqui disse...

Há um lugar no qual se pisa sem temor à velhice. Diverso do movediço como a juventude, o amigo e afins. A comunidade em que se está, onde o primeiro mandamento pode ser exercitado, onde Deus interage. Alicerce perene enquanto se vive, quanto carente até que se tranforme no paraíso. E nada se cria ... até os cabelos.
Beijo do vô.